Cezar Taurion lança ebook “Adotando o ODF (OpenDocument Format) como Padrão Aberto de Documentos”

Lula confirma presença no Consegi 2009
agosto 15, 2009
Entenda a briga da Globo X Record
agosto 15, 2009

Cezar Taurion lança ebook “Adotando o ODF (OpenDocument Format) como Padrão Aberto de Documentos”

O amigo Cezar Taurion lança ebook “Adotando o ODF (OpenDocument Format) como Padrão Aberto de Documentos” na web. Parabéns ao Taurion pela publicação desse importante ebook, é uma memória do que foi conhecido como “A Guerra dos Padrões”. Esse livro é uma orientação aos dirigentes e técnicos do Governo, Empresas e Sociedades.

Li o ebook, é excelente. Recomendo a você que está lendo este post e aos seus amigos.

Segue alguns trechos do ebook:

“Ler esta coletânea de artigos do Taurion sobre ODF foi para mim como ver um filme (ou ler um resumo) da minha própria vida nos últimos anos. É muito legal ver como o tema ODF amadureceu no Brasil e no mundo, e ver ainda que conseguimos alcançar muitos dos nossos objetivos com o padrão, além de termos colocado o Brasil no mapa dos padrões abertos e internacionais.” Jomar Silva.

“A decisão foi técnica e absolutamente lógica. O Grupo de Trabalho que analisou a proposta era composto por profissionais de grande competência e conhecimento do OpenXML, tendo entre outros Fernando Gebara da Microsoft, Jomar Silva da ODF Alliance, Avi Alkalay da IBM, Vitorio Furusho da Celepar e Leandro Goulart da Unesp, que inclusive apresentou palestra sobre OpenXML na Sucesu SP. Todos participantes dos GT e da CE (Comissão de Estudo) puderam ter acesso a centenas de documentos que circularam e ainda circulam pela Internet (este blog teve humilde participação levantando posts e links para muitos destes documentos.). Além disso empresas como Sun, IBM e Microsoft criaram grupos de estudo internacionais para melhor avaliar as questões técnicas e disseminaram amplamente estas informações.”

“Esta foi a proposta do ODF (Open Document Format), padrão desenvolvido e mantido por uma entidade aberta (OASIS, http://www.oasis-open.org/ ) e não controlada por nenhuma empresa, disponível para uso sem pagamento de royalties e sem restrições de uso. O ODF foi aceito pela ISO em 2006, já sendo, portanto, um padrão mundial, sob o nome ISO/IEC 26300:2006. Em 12 de maio de 2008, o ODF foi oficialmente aprovado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como a norma NBR ISO/IEC 26300:2008.

Pessoalmente, acompanhei bem de perto, como representante da IBM, as discussões que envolveram a adoção deste padrão pela ABNT, aqui no Brasil, bem como os acalorados debates com relação à proposição da Microsoft e Ecma de submeter seu padrão OpenXML à aprovação da ISO. A ABNT, como órgão de padrões brasileiro e membro da ISO, deveria se posicionar com relação ao voto do Brasil nesta discussão então em curso na ISO.

O Technical Committe (TC) do OASIS, para após a conclusão do ODF 1.2 (próxima versão do padrão aberto de documentos ODF), está abrindo o debate para buscar idéias e propostas para o futuro ODF, chamado provisóriamente de “ODF Next”. É uma boa oportunidade para o Brasil influenciar o seu desenvolvimento. Já temos um brasileiro, Jomar Silva, diretor da ODF Alliance Brasil, no TC do OASIS, mas vejo aqui uma boa oportunidade para ISVs, pesquisadores, empresas privadas e governo, além da academia, se envolverem mais com este padrão.” Cezar Taurion.

Você pode obter o ebook totalmente grátis, clique na fonte.

Por Vitorio Furusho em http://portalantigo.softwarelivre.org/news/13792

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *