Canonical anuncia seu próprio servidor gráfico e mudanças no Unity

Arrumando a bagunça
março 8, 2013

Canonical anuncia seu próprio servidor gráfico e mudanças no Unity

Confirmando vários rumores que rolavam pela internet a algum tempo, a Canonical anunciou hoje que está desenvolvendo seu próprio servidor gráfico, que substituirá o X nas próximas versões do Ubuntu.

O novo servidor se chama Mir, e foi anunciado por Oliver Ries, chefe de estratégia de produtos de engenharia da Canonical. Oliver também anunciou uma mudança considerável para o Unity, que agora passará a ser desenvolvido em QT/QML e dirá adeus ao Compiz.

Unity

Ubuntu está dizendo adeus ao Compiz, finalmente

A mudança foi necessária porque, segundo Jono Bacon, os atuais servidores gráficos não suprem as necessidades de convergência do Ubuntu. O trabalho no novo servidor gráfico começou em julho do ano passado, e a empresa está trabalhando com as fabricantes de hardware para que os drivers de vídeo proprietários funcionem já na sua primeira versão estável.

Vale lembrar que o Mir não é baseado no X, atual servidor gráfico do Ubuntu, ou no Wayland. Ele foi escrito do zero.

Objetivos do Mir

Segundo o wiki o projeto, esses são os objetivos do novo servidor gráfico:

Funcionalidades bem definidas

Apenas serão adicionadas funcionalidades necessárias para o Ubuntu, permitindo um código mais limpo e otimizado. A performance deve melhorar consideravelmente com isso.

Testes, testes e mais testes

O servidor será testado o máximo possível, para ter certeza de que ele irá simplesmente funcionar.

Versatilidade e flexibilidade

O servidor será facilmente adaptável e portável para diferentes dispositivos, de forma que o Mir poderá ser usado em televisões, celulares, computadores e outros aparelhos.

Para uma lista completa de objetivos e maiores informações sobre o servidor gráfico, acesse a página dele no wiki do Ubuntu.

Página do Mir no wiki do Ubuntu

Quando ele estará disponível?

Devemos ter a primeira demonstração usável do Mir e do Unity usando QT ainda esse mês, e segundo a wiki do projeto, o Mir também irá substituir o servidor gráfico do Ubuntu Touch, que atualmente usa o SurfaceFlinger do Android.

 

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=XovKXqasDVI&w=420&h=315]

Um pouquinho da prévia para desenvolvedores do Ubuntu para celulares

A versão final de ambos os produtos deve estar pronta na próxima LTS do Ubuntu, em 2014, quando também teremos a versão final do Ubuntu Touch, mas aparentemente o Ubuntu 13.10 já irá utilizar os novos produtos.

 

Fonte: http://www.ubuntubrsc.com/canonical-anuncia-servidor-grafico-mudancas-unity.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *