Velha notícia, mais interessante!!!! de 29/07/07

PROGRAMAS “JANELAS” E EQUIVALENTES GNU/LINUX
junho 23, 2008
My Desktop
junho 23, 2008

Velha notícia, mais interessante!!!! de 29/07/07

Comentários e fonte:

http://br-linux.org/linux/telecentros-substituindo-codigo-aberto-pelo-vista

Telecentros substituindo código aberto pelo Vista

Segundo o Estadão, o código aberto está para ser substituído pelo Vista nos telecentros de São Paulo. Há duas semanas, a Prefeitura e a Microsoft teriam assinado sem alarde um protocolo de intenções que prevê a instalação do sistema operacional Windows Vista nos PCs dos 178 atuais pontos municipais de acesso à internet, além dos 122 que devem ser inaugurados até 2008. Até agora, os micros só usavam programas de código aberto, segundo a matéria.

Pelo acordo, confirmado ao jornal pela Prefeitura e pela Microsoft, o Windows Vista seria doado aos telecentros, sem custos. Entretanto, o município arcaria com a atualização dos equipamentos, já que o Vista exige PCs com configuração mais robusta. Segundo estimativa do Link com dados da Prefeitura, seria preciso um investimento de R$ 717,5 mil, o mesmo que serviria para a compra de micros e servidores para 35 telecentros.

A principal justificativa da Prefeitura para o projeto é a inclusão de deficientes visuais. Segundo o coordenador de Inclusão Digital do município, Waldemar Ferreira Neto, os deficientes não se acostumam ao Linux. Segundo o coordenador da Prefeitura, o software livre não será abandonado. Vamos permitir ao usuário escolher se quer o Windows ou o Linux.

O acordo, segundo a Microsoft, prevê também a doação de licenças do pacote Office. Para a Prefeitura, entretanto, isso não está claro. O termo não diz isso explicitamente. Mas, se não for doado, cancelamos o projeto, diz Ferreira Neto.

Saiba mais (link.estadao.com.br). O link foi enviado por Fernando (fernando·palhoΘgmail·com).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *