Pelo acordo, confirmado ao jornal pela Prefeitura e pela Microsoft, o Windows Vista seria doado aos telecentros, sem custos. Entretanto, o município arcaria com a atualização dos equipamentos, já que o Vista exige PCs com configuração mais robusta. Segundo estimativa do Link com dados da Prefeitura, seria preciso um investimento de R$ 717,5 mil, o mesmo que serviria para a compra de micros e servidores para 35 telecentros.
A principal justificativa da Prefeitura para o projeto é a inclusão de deficientes visuais. Segundo o coordenador de Inclusão Digital do município, Waldemar Ferreira Neto, os deficientes não se acostumam ao Linux. Segundo o coordenador da Prefeitura, o software livre não será abandonado. Vamos permitir ao usuário escolher se quer o Windows ou o Linux.
O acordo, segundo a Microsoft, prevê também a doação de licenças do pacote Office. Para a Prefeitura, entretanto, isso não está claro. O termo não diz isso explicitamente. Mas, se não for doado, cancelamos o projeto, diz Ferreira Neto.
Saiba mais (link.estadao.com.br). O link foi enviado por Fernando (fernando·palhoΘgmail·com).