Direto do Campus Party Brasil 2009 (só a noticia)

IETA!!!! CAMPUS PARTY BRASIL 2009
fevereiro 9, 2009
O que um erro de PHP não faz!!!
fevereiro 9, 2009

Direto do Campus Party Brasil 2009 (só a noticia)

(fonte: http://docs.google.com/View?docid=dcfsw84f_22d5nrs2fj)

Maddog, da Linux, prega a liberdade na Campus Party Brasil 2009

Nesta quarta-feira, 21, o diretor-executivo da Linux International mostrou um panorama animador do uso de softwares livres no mundo;
Projeto Morfeo, apresentado pela Telefônica, tem como objetivo criar oportunidades comerciais e incubar projetos de pesquisa e desenvolvimento de softwares livres

A Campus Party Brasil vem provando ser um espaço de encontro de várias tendências, mas com uma linha em comum: a liberdade. Nesta quarta-feira, no Momento Telefônica, às 13h, Jon “Maddog” Hall, diretor-executivo da Linux International, repassou os primórdios do sistema operacional – que permite que qualquer pessoa possa ler, utilizar, estudar e modificar seu código-fonte.

Todo software deve ser livre, ao menos que haja uma razão especial para que isso não aconteça. Você não pode ser escravo de um programa. Ele não pode te dizer o que fazer, como e quando”, salientou Maddog, que mostrou o crescimento do uso do sistema operacional Linux a partir de 1998, inclusive por grandes empresas, como a IBM, e ainda explicou a importância de um software livre em órgãos governamentais. “É uma questão de segurança. Os governos de vários países não confiam em softwares desenvolvidos por outras nações. Por isso é tão importante ter o código aberto, para que você possa ter o controle daquilo que está usando”, completou ele.

Segundo Maddog, 80% dos supercomputadores do mundo utilizam Linux, e o principal desafio da empresa é continuar aumentando o número de usuários comuns. “O futuro é animador. Temos milhões de pessoas com computadores, que não têm condições de pagar por um software da Microsoft, por exemplo. Aí é que entramos nós, com um software livre, a custo zero, mas não por isso de menor valor”, finaliza ele.

eyeOS

Logo em seguida, quem entrou no Palco Principal foi Pau Garcia-Milà, um jovem empreendedor de Barcelona que, aos 18 anos, fundou o projeto eyeOS, com a intenção de criar um sistema operacional web (software livre), para fazer frente a futuros projetos da Microsoft. A eyeOS tem já mais de 400 mil membros por todo o mundo e quase meio milhão de downloads.

Projeto Morfeo

Criar oportunidades comerciais e incubar projetos de pesquisa e desenvolvimento: este é o objetivo do Projeto Morfeo, comunidade de software livre que agrega desenvolvedores, empresas e universidades para a inserção de programas abertos no mercado. A iniciativa, que tem a Telefônica como um dos maiores apoiadores, foi tema de palestra desta quarta-feira, na área de Software Livre.

O coordenador de Projetos de Inovação da Telefônica Pesquisa e Desenvolvimento, Marcos Curiel Rosa, apresentou a origem, desenvolvimento e estágio atual do Morfeo, que nasceu na Espanha e agora busca se expandir para o Brasil. O EzWeb e o MyMobileWeb, dois dos principais projetos da comunidade, foram detalhados ao público. “Trabalhar a comunidade em rede com a perspectiva de criar novos negócios no ambiente de software livre é algo muito importante, ainda mais quando impulsionado por uma grande corporação”, disse Marcelo Branco, diretor da Campus Party Brasil 2009.


Sobre a Campus Party

Criada na Espanha em 1997, a Campus Party transformou-se, em 12 anos de existência, no maior evento mundial integrando tecnologia, conteúdo digital e entretenimento em rede. Os participantes mudam-se com seus computadores, malas e barracas para dentro de uma arena, onde se conectam a uma rede superveloz e convivem em torno de oficinas, palestras, conferências, competições e atividades de lazer.

Todos ensinam, aprendem e compartilham conhecimento, exercendo, de fato, o sentido democrático e pluralista que deve ter a nova sociedade da informação. Participam do encontro estudantes, professores, cientistas, jornalistas, pesquisadores, artistas, empresários e milhares de visitantes. Em comum eles têm a busca pelas últimas novidades tecnológicas, pela troca livre de conteúdos e pelo compartilhamento de experiências ligadas ao mundo digital.

SERVIÇO:

Campus Party Brasil
De 19 a 25/1/2009
Centro de Exposições Imigrantes
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5
São Paulo – SP

Estacionamento
Terceirizado, com 5 mil vagas. O valor diário é de R$ 20, mas haverá pacote promocional de R$ 100, exclusivo para “campuseiros” que deixarem o carro durante toda a semana

Horários
Abertura para visitantes: de 20 a 25/1/2009, das 10h às 22h
Abertura para campuseiros: a partir das 12h do dia 19/1/2009.

Visitas
A visitação à área Expo é gratuita, desde que apresentado convite que pode ser impresso no site da Campus Party Brasil, e não esta vinculada à entrada na área Campuseiros.

Informações
Telefone para informações: 11.3872-1400
E-mail para informações: [email protected]

*Não serão permitidos a venda nem o consumo de bebidas alcoólicas em todas as áreas do evento.

Páginas oficiais:
www.campusparty.com.br
http://www.campus-party.org/
http://www.campus-party.es/
http://www.campus-party.com.co/
http://iberoamerica.campus-party.org/
http://es.youtube.com/campusparty

Fotos em alta alta resolução
http://www.flickr.com/photos/campuspartybrasil

Sala de Imprensa

http://www.campusparty.com.br/index.php/imprensa.html


Press kit
http://www.campusparty.com.br/tl_files/Brasil/2009/content/PressKitCP.doc

Agenda completa
http://www.campusparty.com.br/index.php/agenda_campus_party_Brasil.html


Mais informações para a imprensa:

Anexo Comunicação
(55-11) 7028-2175 / 7028-2179 / 7028-2178
[email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *