Internet Explorer é mais seguro que Firefox?

Ieta!
maio 8, 2009
Vídeo curso completo – GIMP – Alta qualidade agora!
maio 18, 2009

Internet Explorer é mais seguro que Firefox?

Fonte: http://www.tuxresources.org/blog/archives/432

Pois é, esta afirmação foi feita pela empresa norte americana de segurança BIT9 segundo nota divulgada pela INFO neste link. E as afirmações não param por aí, a lista envolve um ranking das 12 aplicações menos seguras para Windows. O que chama a atenção é justamente a falta de produtos da própria Microsoft, o que torna esta análise um tanto quanto suspeita. Seria mais uma vez a política de baixaria da Microsoft? Vejamos o ranking dos 12 aplicativos menos seguros de acordo com a BIT9 devidamente comentados (por mim, é claro):

  • Em primeiro lugar, o Firefox da fundação Mozilla. Curiosamente, este é o principal concorrente do Internet Explorer, o navegador da Microsoft.
  • Em segundo lugar, o Flash e o Acrobat, da Adobe. Curiosamente, são os principais concorrentes do Silverlight da Microsoft.
  • Em terceiro lugar, o VMware Player e VMware Workstation, da VMware. Curiosamente, são os grandes concorrentes do VirtualPC da Microsoft. E são os responsáveis por permitir que usuários possam testar sistemas operacionais diferentes (como o Linux, por exemplo) de forma controlada, dentro de seu sistema nativo, conhecendo as outras alternativas. Também são responsáveis por permitir que usuários do Linux rodem aplicações Windows.
  • Em quarto lugar, o Java Runtime Environment, da Sun. Curiosamente, o principal concorrente da tecnologia .NET da Microsoft.
  • Em quinto lugar, QuickTime, Safari e iTunes, da Apple. Curiosamente, são os principais concorrentes atualmente do Windows Media Player, da Microsoft. O Safari também é um novo concorrente do Internet Explorer, visto que foi lançado para Windows recentemente.
  • Em sexto lugar, uma colocação genérica. São os “Produtos Norton”, da Symantec (sim, eles colocaram desse jeito: Produtos Norton). Curiosamente, eles são concorrentes do ForeFront, a suite de segurança da Microsoft)
  • Em sétimo lugar, o OfficeScan, da Trend Micro. Curiosamente, outro concorrente direto do ForeFront da Microsoft.
  • Em oitavo lugar, os produtos Citrix (genérico de novo), da Citrix. Curiosamente, são concorrentes diretos de soluções corporativas da Microsoft também.
  • O nono lugar ficou com o Aurigma e o Lycos, gerenciadores de imagem. Vou deixar de comentar estes, pois os desconheço.
  • Em décimo lugar, o Skype, da Skype. Curiosamente, um dos mais fortes concorrentes do Windows Live Messenger pela sua alta qualidade de áudio em ligações VOIP.
  • Em décimo primeiro lugar, o Yahoo! Assistant, da Yahoo!. Curiosamente… quer dizer… é do Yahoo… não precisa de nenhum comentário né?

E vejam só a melhor parte do estudo, a cereja do bolo!

Esta lista, sempre teve apenas 10 lugares. Este ano em especial, eles resolveram colocar 12 posições, e adivinhem quem ficou na última colocação (ou seja, o mais seguro entre os menos seguros)!

  • O Windows Live Messenger! Ele mesmo, o grande vilão de redes corporativas, o consumidor de tráfego e porta de entradas de vírus, spywares, malwares e tudo que seja ruim na face da terra.

Bom… agora sim você deve ter se sentido aliviado não é verdade? Como temos um programa da Microsoft na lista, então provavelmente esta pesquisa é séria e imparcial, certo? E o fato de a BIT9 ser uma Microsoft Certified Partner (Parceira Certificada Microsoft) e também é Windows Embedded Partner – conforme vocês podem ver neste link – não influenciaria de forma alguma esta pesquisa, não é verdade?

Outro ponto muito interessante que foi destacado pelo gmazk em um artigo sobre o mesmo assunto publicado em seu blog, foi que eles compararam um software Open Source (o firefox) que possui seus bugs divulgados publicamente, com um concorrente comercial fechado (o internet explorer) que tem por objetivo esconder o máximo de bugs da imprensa e dos usuários.

Pois é… acho que só esqueceram de colocar o Open Office na lista…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *