Justiça dos EUA quer que DVD Jon ajude a produzir provas contra a Apple

Direito Digital e Guerra Virtual entre as TVs Brasileiras.
agosto 21, 2009
Golpe Virtual da Caixa passa a circular esta semana
agosto 26, 2009

Justiça dos EUA quer que DVD Jon ajude a produzir provas contra a Apple

Esta nota foi publicada por Augusto Campos em 19/08/2009 às 9:00 am

DVD Jon, o norueguês que ganhou notoriedade (e sua própria cota de problemas com as autoridades) por seu envolvimento no software DeCSS (que permite reproduzir DVDs “protegidos” por DRM), agora pode estar do outro lado da equação, tendo sido intimado pela Justiça dos EUA a contribuir algumas informações que aparentemente tentam provar que a Apple atua de maneira inapropriada na condução do iTunes, no que diz respeito à (ausência intencional de) compatibilidade ou interoperabilidade com soluções de terceiros.

Trecho da cobertura do iG Tecnologia:

Mais uma vez Jon Lech Johansen (vulgo “DVD Jon”) tenta provocar a Apple. Depois de conseguir colar na parede de uma Apple Store um anúncio do doubleTwist, seu software que dribla o bloqueio do iTunes + iPod, ele resolveu divulgar na internet uma intimação que recebeu dias atrás.Na intimação, a justiça dos EUA pede que DVD Jon entregue toda e qualquer comunicação com a Apple, a partir de 2003, que possa ser relevante para um possível caso acerca da legalidade do ecossistema iTunes + iPod.

Mais especificamente, a intimação solicita o seguinte:

1. Todas as comunicações [entre Jon e] a Apple a respeito de seus esforços para tornar o iPod interoperável com gravações digitais de áudio e/ou vídeo compradas em outras lojas virtuais além da iTunes Store e/ou seus esforços para fazer que gravações digitais de áudio e/ou vídeo compradas em outras lojas virtuais além da iTunes Store sejam interoperáveis com outros tocadores portáteis de mídia digital além do iPod, incluindo, mas não limitado a, seus esforços para contornar e/ou fazer engenharia reversa do FairPlay.

2. Todas as comunicações com a Apple a respeito de licenciamento do FairPlay.

3. Todos os documentos e comunicações acerca das tentativas da Apple de impedir seus esforços para contornar ou fazer engenharia reversa do FairPlay. (…) (via tecnologia.ig.com.br)

Saiba mais (tecnologia.ig.com.br).

FONTE: http://br-linux.org/2009/justica-dos-eua-quer-que-dvd-jon-ajude-a-produzir-provas-contra-a-apple/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *