Banco Pretende Distribuir Ubuntu Live CD para Evitar Fraudes

[Dicas-L] Receitas prontas para usar o comando ffmpeg
março 29, 2010
Anunciado o primeiro codificador Software Livre para Blu-ray
abril 28, 2010

Banco Pretende Distribuir Ubuntu Live CD para Evitar Fraudes

Fabio Mazzarino – 29/mar/2010

Conforme post no Slashdot, referente a uma notícia no Computer World, o banco norte americano CNL, preocupado com questões de segurança durante o acesso aos seus sistemas de internet banking, está distribuindo pretendendo distribuir CDs com Ubuntu Live.

Os CDs foram seriam levemente customizados para acessar, através do Mozilla Firefox, o serviço de internet banking do banco. Eles pretendem com isso reduzir consideravelmente os riscos de malwares, spywares e keyloggers.

A preocupação do banco reflete perfeitamente o maior risco às movimentações financeiras na internet, o computador do usuário. Sistemas operacionais pouco seguros , em conjunto com usuários pouco experientes e a falsa crença de que a internet é mais segura que o mundo real, formam uma combinação de fatores aonde os malwares e spywares se proliferam colocando em risco a segurança de movimentações financeiras.

Não é somente o case de se investir em sistemas mais robustos e seguro. A própria culutra de certos usuários de não aceitar pagar por programas e sistemas operacionais causa problemas de atualização e segurança, deixando a porta aberta para os malwares mais recentes.

A solução, pelo menos parcial, do problema está no investimento. Não somente no software, mas também na cultura média do usuário. Ao oferecer um CD com um sistema operacional tido como mais seguro, em um ambiente controlado e que não pode ser alterado, o banco CNL eliminou eliminaria um dos vetores, ainda sobrou sobrariam os comportamentos de risco de muitos usuários.

FONTE: http://dosesdiarias.seucaminho.com/index.php/2010/03/banco-distribui-ubuntu-live-cd-para-evitar-fraudes/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *